MEDITAÇÃO
A palavra meditação vem do latim meditare, que significa "voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior" e "voltar a atenção para dentro de si"
As práticas meditativas têm sido cada dia mais divulgadas como fonte de saúde, não somente física, mas também psicoemocionais.
A Mente, por sua própria natureza, é dinâmica e produz o tempo todo pensamentos, que podem ser lúcidos, organizados, qualitativos, ou desordenados, confusos e desgastantes. O que parece, é que cada vez mais, a tendência é a desordem, uma vez que o mundo virou consumidor de informações e que nem sempre são construtivas ou positivas, e nem por isso deixam de ocupar espaço na mente. Conclusão: o produto mental está caótico, num grande número de pessoas e o 'estresse' virou a palavra do momento, fora todos os sintomas e patologias que o acompanham.
A Mente é a fonte 'realizadora' e determinante para manter a saúde física, equilíbrio emocional, aprendizagem, memória, ideias, soluções e força espiritual. Todos os nossos produtos passam pela mente ou são produzidos por ela.
Se a Mente é desgastada, desordenada, confusa e incoerente o que ela produz na vida??? - Produz desequilíbrios de toda ordem.
A Meditação é uma excelente ferramenta para transformar a mente e portanto a vida.
Todos conseguimos meditar, porque já é um estado natural em nós. A Mente busca descanso várias vezes. Durante o dia, temos alguns lapsos de segundos em que desconectamos da realidade e antes do sono se aprofundar, também passamos por um momento de transe meditativo.
Existem muitos tipos de meditação, e as pessoas acreditam ser difícil essa prática, porém podemos desenvolver a meditação de modo mais fácil e gradual, com bons resultados.
Eu, particularmente, emprego o uso da Energia Cósmica através das chamas sagradas para desenvolver o processo meditativo. As energias por si só já acalmam a mente, facilitando o processo.
No início, conduzo alguns tipos de respiração para oxigenar o cérebro, relaxar o corpo e preparar a mente.
Através das palavras, vou conduzindo passo a passo, uma visualização criativa e vivência das chamas sagradas,
e a mente vai regredindo a sua atividade, naturalmente e sem esforços, até alcançar um estado de 'calma', que pode perdurar por alguns segundos, minutos e até horas.
Logo após o estado meditativo, a sensação é de grande paz e descanso, e quanto mais praticamos, mais se acentuam em nós os benefícios.
Fortalecimento da Energia Espiritual, a Grande mantenedora da Vida!
Para as linguagens místicas, a Mente é a manifestação do 'sagrado', ou seja, é a atuação da Mente Divina, no Homem.
A Mente pode ser compreendida entre consciente e subconsciente, mente humana e mente Divina, essa que já conhece todas coisas e soluções, a Grande Sábia.
Podemos traduzir a mente como uma ponte entre a inteligência individual humana e a inteligência cósmica (Mente Divina). Quando a mente humana atribulada fala mais alto, impede que a Divina se manifeste, bloqueando assim o desenvolver da Sabedoria.Benefícios
Um dos maiores benefícios da Meditação, é criar um acesso possível à Mente Divina, que vai proporcionando ao ser, um estado de paz interior, autoconhecimento e autoconfiança, compreensão de si e dos outros, capacidade de manter equilíbrio emocional, poder de decisão, bom senso, bom humor, amorosidade, melhora nos relacionamentos interpessoais.
De modo geral, fortalece o imunológico, aumentando as defesas, reduzindo o estresse e ansiedade, aumento da satisfação e melhora do desempenho no ambiente de trabalho, diminuição da depressão, aumento do bem-estar e da autoestima, estímulo da criatividade, fortalecimento do sistema nervoso, redução da pressão arterial e de dores de cabeça, diminuição do consumo do tabaco, álcool e remédios.Melhora a Concentração, a memória, o sono.
Nenhum comentário:
Postar um comentário